O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) concluiu nesta quarta-feira (16) a Operação Especial de Páscoa com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores paranaenses. Os fiscais do Instituto percorreram estabelecimentos comerciais em todo Estado, como supermercados, lojas de doces e indústrias especializadas para fiscalizar os produtos típicos dessa época do ano, em especial os ovos de chocolate e pescados congelados.
Foram verificadas 6.686 unidades, no período de 25 de fevereiro a 16 de abril, com a realização de exames nos locais de revenda e indústrias e, também, nos laboratórios do Ipem-PR. Foram lavrados 34 autos de infração, que incluem irregularidades como a falta quantitativa nos produtos – quando o peso é menor que o indicado na embalagem – e irregularidades na embalagem. Ao todo, os fiscais do Ipem-PR visitaram 150 estabelecimentos.
REPROVADOS – Os pescados congelados apresentaram o maior índice de reprovação por apresentarem diferença entre o peso indicado na embalagem e quantidade que o produto continha.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Neste segmento, foram reprovados os seguintes itens, que apresentaram uma diferença significativa após o descongelamento do produto, e tiveram a totalidade das amostras reprovadas: camarão congelado sete barbas descascado da marca New Fish; filé de peixe congelado posta cação, da New Fish; filé de peixe congelado polaca do Alaska, da Peixe Vivo; filé de Linguado congelado, da Costa Sul; camarão congelado vermelho s/cabeça, marca Penha Pescados; camarão congelado inteiro cozido, marca Vitalmar; filé de Merluza, marca Alto Mar; filé de Merluza congelado, da Nave Pesca; Perna de Moça, da Pescados Toledo; e Merluza, da Pescados Brasil.
SEGURANÇA DAS CRIANÇAS - Alguns ovos de Páscoa trazem brinquedos, que também são objetos de fiscalização. O Ipem-PR verifica se os produtos infantis possuem o selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o intuito de coibir possíveis acidentes com as crianças.
Em 2014, a fiscalização destes brinquedos obteve um índice de 100% de aprovação nos produtos fiscalizados. Os fiscais visitaram 34 estabelecimentos, onde foram verificados 12.890 produtos, todos aprovados, sem a necessidade de nenhum auto de infração.
Além do selo do Inmetro, os brindes contidos nos ovos de Páscoa também devem trazer na embalagem a informação de que o brinquedo é certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.
Caso o consumidor encontre ou suspeite de alguma irregularidade, ele pode comunicar à Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 11h30 e 13h às 17h.