Técnicos da Gerência de Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM) encontraram irregularidades em metade dos produtos veterinários - principalmente rações - examinados em laboratório do órgão. A operação de fiscalização foi realizada entre 06 de julho e 28 de agosto, em todas as regiões paranaenses.
Segundo a assessoria de imprensa do IPEM, dos 14 produtos que foram alvo de autos de infração, nove foram por falta quantitativa do produto e cinco por irregularidade formal na embalagem.
Dos reprovados, todos se referem a produtos veterinários, sendo alimentos diretos ou suplementos nutricionais para animais. No ano passado, foram verificados mais de 1.300 itens, sendo 58 examinados no Ipem, dos quais 11 reprovaram por falta quantitativa, mostrando que nesse ano em que pese o maior número de itens verificados nos locais de revenda, houve menor número de coletas com suspeita de irregularidade, tanto que Londrina e Maringá não tiveram registro de valores suspeitos que merecessem a coleta de produtos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Embora tenhamos realizado uma série de exames prévios em sementes, adubos, fertilizantes e outros, encontramos poucas irregularidades neste segmento, ficando por conta das rações e outros alimentos para animais as autuações decorrentes de falta quantitativa nas embalagens", explicou o gerente de Pré-Medidos, Sergio Camargo.
Os exames prévios são realizados nos próprios pontos de revenda, e indicam a suspeita de irregularidade que só pode ser comprovada em exames mais apurados nos Laboratórios do IPEM.
Correções
Este ano, em comparação a 2008, foi visitado maior número de estabelecimentos comerciais, sendo de aproximadamente 130, contra 70 no ano passado. Porém, conforme explica Sergio Camargo, "pelo volume de produtos examinados, principalmente nos prévios feitos nos locais de revenda (1.528), podemos afirmar que houve significativo avanço na condição de envase por parte de seus responsáveis".
O gerente conta que, principalmente com relação às sementes, havia por parte dos acondicionadores uma preocupação demasiada com o número de unidades que compunham a embalagem. "Por ser esta uma medida que seus clientes ou agricultores se baseiam para o plantio na semeadura por cova", informa.
"Ao sofrerem, ao longo dos anos, uma fiscalização sistemática, obtendo conhecimento pleno da legislação específica – Portaria do INMETRO nº 230/02 – e, por conseguinte, observarem que a indicação quantitativa das embalagens se dava em peso (massa), procederam as correções em seus processos a fim de atenderem também a este aspecto legal, principalmente na umidade necessária para manutenção fértil das sementes, o que praticamente sanou a lavratura de autuações ocorridas em função da falta de peso ocorrida nos anos anteriores", completa Camargo.
Reprovados
A operação especial que fiscalizou produtos agrícolas e veterinários detectou irregularidades e reprovou os seguintes produtos:
Curitiba: Pedigree Alimento para Cães Filé de Frango com Vegetais, Disney Pets Alimento Bifinho para Gatos Sabor Salmão, Pedigree Filé para Cães Sabor Carne ao Molho e Supra Ração para Ovinos Adulto; em Cascavel: Cantare Alimento para Pássaros e Roedores, Deli Dog Alimento para Cães Sabor Galinha e Smell Alimento para Cães em crescimento e em Guarapuava: Alltech Aditivo Nutricional para Alimentação Animal e Nutrimax Ração Bovinos de Leite.
As informações são da assessoria de imprensa do Ipem.