O Governo do Estado pretende arrecadar R$3,47 bilhões de reais com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ( IPVA) para o exercício de 2016. Os vencimentos do tributo começam em 21 de janeiro, variando a partir do número final da placa do veículo.
Placas com final 1 e 2 o vencimento para pagamento à vista é no dia 21/1/2016; as com final 3 e 4 vencem no dia 22/1; final 5 e 6 vencem no dia 25/1; final 7 e 8 - 26/1; final 9 e 0 - 27/1.
Quem optar pelo pagamento à vista terá 3% de desconto. Também é possível dividir o valor em três parcelas sem juros.
De acordo com a inspetora geral de arrecadação da Secretaria de Fazenda do Estado, Suzane Gambetta Dobjensk, os carnês de pagamento começarão a ser distribuídos ao final de dezembro. "Nos próximos dias a Secretaria inicia o envio de correspondência aos contribuintes com os dados dos veículos, valores do imposto, forma de pagamento e as guias para recolhimento à vista ou parcelado. Lembrando que o pagamento do imposto é importante para a arrecadação municipal, já que metade do valor arrecado é repassado à Prefeitura da cidade cujo emplacamento do veículo foi feito".
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O IPVA é definido a partir da tabela Fipe, com valor correspondente a 3,5% da venda do veículo. Sendo assim, a desvalorização do automóvel reflete todos os anos na redução do valor do imposto. "A grande maioria dos veículos tem uma desvalorização comum ano a ano. Quanto mais velho o veículo vai ficando, mais barato o valor do imposto".
O Paraná conta hoje com uma frota de 6,62 milhões de veículos, sendo que, deste total, 4,38 milhões precisam pagar o imposto.