A prefeitura de Irati, a 150 quilômetros de Curitiba, promove nesta terça-feira (30), às 12 horas, nas dependências da Associação dos Funcionários Municipais, o pré-lançamento da 29ª Festa do Pêssego, da 16ª Festa do Borrego no Rolete, da 6ª Feira de Sabores e do 5º Salão de Negócios. Os eventos são promovidos pela prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, governo federal e ACIAI – Associação Comercial e Industrial de Irati.
Um almoço onde será servido borrego (novilho de carneiro) no rolete marca o pré-lançamento da festa, considerada a maior de Irati. No ano passado, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Parque Aquático, atraídas pelos shows artísticos, ofertas de produtos, negócios e pratos típicos. Foram comercializados na época mais de 9,4 mil quilos de pêssego in natura, sem contar os subprodutos da fruta, como sucos naturais, compotas, geléias e sorvetes.
Para este ano, a expectativa é que seja comercializada uma quantidade maior da fruta, já que a safra foi melhor que a do ano passado. Em 2006, o curto período de frio intenso e as geadas fortes fora de época – mês de setembro, foram responsáveis pela quebra da safra de pêssego, encarecendo a fruta. Animados com o resultado da safra deste ano, alguns produtores estão ampliando suas lavouras não só de pêssego mas também de amora, kiwi, pêra, ameixas e uva.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O prefeito de Irati, Sergio Stoklos, informou que a assistência técnica gratuita aos agricultores é assegurada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Emater. Entre produtores de pêssego, uva, kiwi, amora, morango e ameixa são beneficiados 50 fruticultores, sendo 28 deles agricultores familiares. A área cultivada com frutas é de 36,5 hectares, dos quais 18,4 hectares com pessegueiros. Mas os produtores estão ampliando a área cultivada, implantando mais 2.155 mudas de pessegueiro, 1.366 de ameixeira, 4.210 de videira e 200 mudas de pereira.