A Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, bateu o próprio recorde mundial de geração de energia na tarde de segunda-feira (30). Às 15h38, a usina chegou a marca histórica de 98 milhões 287 mil e 128 megawatts-hora de geração de energia. A energia seria o suficiente para abastecer todo o mundo por dois dias.
É primeira em 29 anos de operação que a usina atinge por duas vezes o próprio recorde de energia produzida. A geração de energia elétrica na usina em 2013 é 4 milhões de MWh a mais do que foi registrado em 2008. Naquele ano foram gerados cerca de 94 milhões de MWh. No ano 2000, foram 93 milhões.
Mesmo com a ameaça de perder o posto de maior usina hidrelétrica do mundo para a chinesa de Três Gargantas, a produção de energia na usina daquele país ficou 10% abaixo do que foi gerado em Itaipu, segundo a assessoria de imprensa da usina binacional brasileira e paraguaia.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para se ter uma ideia do volume gerado em 2013 pela Itaipu, a energia é o equivalente ao consumo anual em 21 cidades do porte de Curitiba, 73 municípios semelhantes a Londrina e 140 cidades do tamanho de Cascavel. Toda a energia gerada no ano seria o suficiente para abastecer o Brasil durante 79 dias ou mesmo a região Sul do país por um ano e três meses.