A agência reguladora do mercado financeiro da Itália (Consob) aprovou hoje medidas que têm como objetivo aumentar a transparência do setor e combater a especulação, obrigando que os operadores, entre outras coisas, divulguem que estão assumindo posições vendidas a descoberto em determinados ativos a partir de um determinado nível.
As regras determinam que operadores divulguem para a Consob qualquer ordem de venda a descoberto - quando não se possui o ativo em questão - envolvendo ações que representem 0,2% ou mais do capital de determinada companhia. Também será necessário divulgar ordens subsequentes de venda a descoberto que sejam equivalentes a 0,1% ou mais do capital da mesma empresa. As novas regras passarão a valer amanhã e devem vigorar até 9 de setembro.
Na sexta-feira, as ações de bancos da Itália sofreram queda acentuada em meio a receios com a instabilidade política do país e com a possibilidade de uma disseminação da crise da dívida soberana europeia para a economia italiana. As informações são da Dow Jones.