Julho foi o melhor mês do ano para a indústria automobilística, com 342,3 mil veículos novos vendidos, incluindo caminhões e ônibus. O resultado é 7,4% melhor do que o de junho, mas 6% inferior ao de igual mês de 2012. Na média de vendas diárias, porém, houve queda de 6,6% ante junho e de 10% em relação a julho do ano passado.
No acumulado do ano, foram licenciados 2,141 milhões de veículos, alta de 2,9% na comparação com o mesmo intervalo de 2012. O porcentual está abaixo das projeções das fabricantes para o ano, que é de crescimento de 3,5% a 4,5% em relação às 3,8 milhões de unidades vendidas em 2012. No primeiro semestre o setor cresceu 4,8%.
Só o segmento de automóveis e comerciais leves registrou vendas de 324,3 mil unidades em julho, com crescimento de 7% em relação a junho, mas queda de 7,7% se comparado aos números de julho de 2012.
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Julho teve 23 dias úteis, o que ajudou a puxar os resultados, enquanto junho teve 20 dias úteis e julho do ano passado teve 22. "Considerando os protestos que atrapalharam a produção e as vendas, o número não foi ruim", avalia o executivo de uma das grandes montadoras.
Ele admite, porém, estar preocupado com a situação geral da economia brasileira. "É difícil fazer projeções para os próximos meses, mas ainda vejo uma indústria perto das 3,9 milhões de unidades para 2013."
No acumulado do ano, as vendas de automóveis e comerciais leves, segmento beneficiado pelo corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), somam 2,033 milhões de unidades, alta de 2,56% na comparação com igual período de 2012.
O diretor da consultoria ADK, Paulo Roberto Garbossa, lembra que, além das manifestações, teve o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) em São Paulo, maior mercado consumidor do País, que contribuiu para um fluxo menor de clientes nas lojas. Ele ainda não vê riscos de desaceleração significativa nas vendas.
"Daqui para a frente começa um período de muitas promoções porque nenhuma fabricante quer perder participação no mercado", prevê Garbossa. Ele admite que os comparativos com 2012 passam a mostrar queda, mas em razão de o segundo semestre do ano passado ter sido muito forte em virtude do IPI menor, o benefício foi mantido até dezembro próximo.
Modelos
O Gol manteve-se como modelo mais vendido em julho, com 22,1 mil unidades. O Palio, que ocupava a terceira posição, vendeu 16,1 mil unidades e superou o Uno (15,8 mil). A quarta posição ficou com o Fiesta hatch (14,3 mil), seguido por Fox (11 mil) e Corsa (10,9 mil).
Os dados têm como base os licenciamentos do Denatran. O balanço oficial das vendas será divulgado nesta sexta-feira, 2, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.