Notícias

Juro futuro mostra aposta em corte de 0,5 ponto da Selic

22 jul 2009 às 18:52

No dia da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a taxa Selic, as taxas de juros projetadas a partir dos contratos futuros de depósito interfinanceiro (DI) negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) encerraram o pregão regular em queda, movimento verificado desde o início do dia. O destaque foi o vencimento de DI de agosto - que espelha as apostas para decisão de hoje do Copom -, com quase 590 mil contratos negociados. Embora o consenso do mercado seja de que a Selic deve cair 0,50 ponto porcentual, para 8,75% ao ano, alguns players optaram por fazer hedge, colocando suas fichas na aposta de corte de 0,75 ponto porcentual, de modo a não serem surpreendidos, como aconteceu na decisão anterior do Copom. Em 10 de junho, o comitê promoveu um corte de 1 ponto porcentual da Selic (de 10,25% para 9,25% ao ano), enquanto o consenso era de redução de 0,75 ponto porcentual.

Já os contratos de DI de vencimento mais longo - janeiro de 2011 e janeiro de 2012 - mudaram a direção ao longo do dia na BM&F e as projeções subiram. Segundo operadores, essa mudança pode indicar que o mercado passou a apostar que o BC não irá sinalizar continuidade de cortes na taxa Selic no comunicado a ser emitido hoje após a decisão nem mesmo na ata da reunião que será divulgada na próxima semana. "Essa mudança indica que o mercado já começa a trabalhar com a possibilidade de o BC não deixar a porta aberta para um novo corte da Selic", avaliou uma fonte. O mesmo profissional ressaltou, no entanto, que estrategicamente seria melhor a autoridade monetária manter a tal "porta aberta". "O BC pode até já ter decidido interromper o processo de queda da Selic, mas ele não deve sinalizar isso para o mercado. É melhor para ele ter espaço para cortar mais a taxa, caso seja necessário", ponderou.


No final da sessão regular na BM&F, a taxa projetada pelo DI com vencimento em agosto de 2009 (589.475 contratos negociados) cedeu de 8,70% no fechamento e 8,72% no ajuste de ontem para 8,64% ao ano hoje; o DI de setembro 2009 (28.470 contratos negociados) passou de 8,65% para 8,63% ao ano; e o DI de outubro deste ano (68.925 contratos negociados) projetava taxa de 8,61% ao ano, ante 8,62% do fechamento e 8,63% do ajuste da sessão anterior.

O DI de janeiro de 2010 ficou praticamente estável (181.930 contratos negociados), passando de 8,59% no fechamento e 8,61% no ajuste de ontem para 8,60% ao ano. Já o vencimento de janeiro de 2011 (138.805 contratos negociados no dia) subiu para 9,73% ao ano, de 9,65% no fechamento e 9,66% no ajuste na véspera; e janeiro de 2012 (35.930 contratos negociados) projetou 10,84% ao ano, de 10,80% no fechamento e 10,83% no ajuste da sessão anterior.


Continue lendo