A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Ecovia lançam nesta sexta-feira (23), no Paraná, uma campanha de conscientização de caminhoneiros sobre a necessidade de lacrar as bicas dos caminhões.
O objetivo da campanha é evitar desperdícios de carga ao longo do percurso dos caminhões até o Porto de Paranaguá e também impedir a sujeira nas vias de acesso ao porto. Panfletos educativos estão sendo distribuídos nas praças de pedágio do interior do Paraná, bem como no Pátio de Triagem do Porto e nos terminais de descarga.
A bica é o dispositivo por onde a carga a granel é escoada dos caminhões. Sem estar devidamente lacrada, ela pode abrir durante o trajeto e causar vazamentos, muitas vezes sem que o motorista perceba que está derramando carga ao longo da estrada. Em muitos casos, ainda, quando as bicas estão sem lacre, elas sofrem ação de vândalos que abrem o dispositivo para escoar ilegalmente parte dos grãos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Conseqüências – A legislação de trânsito prevê multa para o caminhoneiro que estiver trafegando com a bica do caminhão aberta. O motorista é autuado com multa gravíssima e perde sete pontos na carteira. Além disso, se houver algum acidente causado pela carga derramada, ele pode ser indiciado.
A campanha conta ainda com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Claspar, Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam/PR) e Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado Paraná (Fetranspar). (Fonte: APPA)