Uma transmissão de voz e imagem por videofone com 100 Mbps de velocidade entre o governador Beto Richa e o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, nesta segunda-feira (14), marcou o lançamento oficial de um novo serviço de telecomunicações da Copel. O BEL-100 oferecerá conexão à internet em banda extra larga, que permite ao usuário a transmissão simultânea de voz e vídeo com grande qualidade técnica, alta confiabilidade e elevado desempenho. É um serviço pioneiro, ainda não disponível no País.
"Esta é a linha da nossa administração: a busca da modernidade, das ações pioneiras e dos resultados que atendem aos interesses do povo do Paraná, melhorando a vida de todos os cidadãos", disse Richa.
O governador disse que iniciativas como esta sinalizam que a Copel vai voltar a ser a referência e a primeira em geração de energia do Brasil, como foi no passado. "Estamos vendo a alta das ações da Copel e o aumento do patrimônio. Iniciativas como esta demonstram competência, visão estratégica, modernidade e compromisso em fazer o melhor", disse Richa.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O serviço BEL-100 estará disponível inicialmente para o mercado corporativo, atendendo a empresas e grandes usuários de internet, em especial o Governo do Estado, como parte de um pacote de medidas para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços públicos, em especial a área de educação.
Até o final do ano, mais de 40 dos 75 bairros de Curitiba terão acesso ao BEL-100, por meio da rede de fibras óticas da Copel. Gradativamente esse alcance será estendido a todo o Paraná, até o final de 2014. "Toda a estrutura da administração estadual – direta e indireta – poderá se conectar em banda extra larga pelo sistema de fibras ópticas da Copel, conferindo agilidade, velocidade e muita economia à gestão dos serviços públicos", assegurou o presidente da estatal, Lindolfo Zimmer.
"Estamos cumprindo a orientação do governador Beto Richa de colocar à disposição da população do Paraná a moderna e vigorosa estrutura de telecomunicações construída pela Copel para aumentar a competitividade do Estado, beneficiar a coletividade e gerar fontes adicionais de receita e novos negócios para a empresa", acrescentou Zimmer.
O lançamento do BEL-100 coloca o Paraná em posição de vanguarda nas telecomunicações brasileiras por oferecer ao público um serviço de qualidade comparável apenas ao de países que são referência em conexão digital no mundo, como Japão e Coréia. "Tenho certeza de que o Paraná está ganhando um diferencial muito importante de infraestrutura", completou o presidente da Copel.
Estado digital
Os mais de 17 mil km de cabos de fibras ópticas que compõem o sistema de telecomunicações da Copel integram hoje 240 dos 399 municípios do Paraná, devendo alcançar a totalidade deles até o fim do próximo ano. Atualmente, já estão interligados por meio de fibra óptica 1.707 órgãos do governo. "Vamos transformar o Paraná em pouco tempo num caso único no Brasil de Estado 100% digital", afirmou Richa.
Uma das aplicações de interesse da administração pública permitidas pelas fibras ópticas da Copel será o uso da tecnologia voz sobre protocolo de internet, ou VoIP, que transporta para o ambiente da internet os serviços de telefonia, com custos sensivelmente menores. Já em uso no Detran, a tecnologia poderá ser estendida a todo o restante da estrutura estadual (com informações AEN).