Usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em Curitiba e Londrina já podem pagar as guias de serviços de habilitação e veículos, licenciamento anual, seguro obrigatório e multas nos terminais de autoatendimento da autarquia, pelo cartão de débito do Banco do Brasil. A facilidade evita o deslocamento às agências e aos representantes bancários e, em breve, estará disponível para outras cidades do Estado.
"Por enquanto, o pagamento em débito está disponível em oito equipamentos, mas já são 230 terminais instalados em todo o Paraná e todos deverão oferecer esta possibilidade. Também queremos que clientes de outros bancos credenciados ao Detran, como o Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento, possam usar a ferramenta", adianta o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
Em Londrina, os terminais que já contam com o leitor de cartão e código de barras ficam no posto do Detran no Centro (Rua Guaporé, nº 180) e no Norte Shopping (Rua Américo Deolindo Garla, 224).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em Curitiba, é possível usar os equipamentos nas unidades do Departamento nos bairros Tarumã (Avenida Victor Ferreira do Amaral, nº 2940), no Hauer (Rua Frederico Maurer, nº 1748), no pátio de veículos apreendidos (Avenida Victor Ferreira do Amaral, nº 3057), no Posto Central (Rua João Negrão, nº 246) e na Ciretran de São José dos Pinhais (Rua Passos de Oliveira, nº 931).
A novidade agradou bastante quem precisou retirar o veículo e agora não precisa sair para quitar os débitos. "Facilitou bastante para os proprietários e para quem trabalha aqui. Antes o usuário chegava no balcão para imprimir a guia e, então, tinha que ir até o banco e voltar para retirar o veículo. Agora pode fazer tudo pelo terminal, inclusive pagar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) que é de porte obrigatório para circulação", afirma a servidora Aline Meneghelo.
Pagamentos
Além de guias de pagamento dos serviços prestados pelo Detran e impressas pelo órgão, os usuários podem quitar documentos que são gerados no próprio totem, como a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV, remarcação de exame teórico de direção e exame médico do condutor.
Ao acessar o terminal, o usuário seleciona a opção "pagar guia" e após a inserção do número do processo uma tela para confirmação dos dados se abre. Depois, é só clicar em "pagar", efetuar a transação bancária e retirar o comprovante de pagamento.
Serviços
Os 230 terminais já instalados, mesmo sem a função de pagamento com cartão de débito, permitem realizar a solicitação de serviços e impressão de guias e taxas, consulta à pontuação de CNH, consulta ao licenciamento anual, agendamento de curso de reciclagem, agendamento de exame médico, além da consulta de testes, recursos de multas e suspensão de CNH. Desde agosto de 2013, mais de 950 mil serviços foram realizados nos totens.
Os equipamentos fazem parte da plataforma Detran Fácil, que envolve ainda os serviços on-line, via internet e TV Digital. Desde 2011, mais de 2 milhões de processos foram finalizados sem a presença do usuário nas unidades da autarquia.
Cadastro
Em novembro de 2014 o Detran ampliou a gama de serviços on-line, incluindo no sistema Detran Fácil aqueles que exigiam comprovação de identidade. Com isso, já é possível fazer alteração de endereço, recurso de multas estaduais, recurso de suspensão e cassação de CNH e agenda de curso de reciclagem, sem precisar ir ao Departamento.
Para ter acesso às novas funções é preciso fazer um cadastro – uma única vez, em uma unidade física do Detran Paraná. O usuário pode iniciar o cadastro através do site, preenchendo seus dados. Após isso, comparecerá a uma Ciretran ou Posto Avançado para assinatura da autorização que permite o acesso ao banco de dados e o uso da aplicação, comprovando sua identidade. Em seguida, poderá usar os serviços e ter acesso às informações e solicitações via internet.