Os preços do etanol hidratado devem atingir o nível de R$ 1,80 por litro nos postos de combustíveis durante a entressafra, de acordo com o presidente da Datagro Consultoria, Plínio Nastari. Segundo ele, os preços elevados deverão ser registrados também na próxima safra, 2011/12.
"Na próxima safra, o consumo irá absorver toda a oferta existente", disse ele. Nastari disse também que, em virtude do maior preço do etanol, a Petrobrás deve se preparar para aumentar a disponibilidade de gasolina nas bombas. A importação de gasolina possivelmente será necessária para atender a demanda.
Nastari disse que se em 2011/12 houver um aumento na oferta de cana de 5%, ele será direcionado para a produção do açúcar em virtude de seus preços mais remuneradores. "A produção de etanol será utilizada como variável de ajuste do setor", disse.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Exportação
Diante deste cenário de oferta ajustada de etanol em 2011/12, Nastari estima que a exportação do produto apenas voltará a crescer quando a produção de cana do Brasil voltar a crescer efetivamente, o que é esperado para 2012/13. "Neste período, além de maior oferta interna de cana, esperamos que os Estados Unidos já tenham eliminado os subsídios ao produtor de etanol de milho e também o imposto de importação existente hoje", disse. A eliminação tanto do subsídio quanto do imposto de importação é esperada para o final de 2011.