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LG e Saraiva

Locadora virtual de filmes chega aos televisores

Agência Estado
13 out 2010 às 09:05

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O serviço de locadora virtual começa a chegar aos televisores. A LG fechou um acordo com a Saraiva e com a NetMovies para que os espectadores possam assistir a filmes da internet direto no televisor, ligado na banda larga.

Na Saraiva, é possível alugar um filme por 48 horas a partir de R$ 1,90 (existem até algumas opções grátis), ou comprá-lo a partir de R$ 3,90. Na NetMovies, o cliente paga R$ 9,99 por mês e vê quantos filmes quiser (a biblioteca digital não inclui lançamentos).

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Nos dois casos, não é preciso baixar o filme. A tecnologia é de streaming, como no YouTube, em que o conteúdo é recebido enquanto é assistido. "Estamos atualizando o software nesta semana", explicou Daniel Almeida, gerente de produtos de TV da LG. Mesmo quem já comprou os televisores da empresa com acesso à banda larga poderá usar os novos serviços, a partir dessa atualização.

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Outros fabricantes, como a Samsung e a Sony, também têm televisores que se conectam à banda larga. Também nessa linha, a Telefônica começou no mês passado a oferecer, em São Paulo, o serviço On Video, em que o consumidor aluga um conversor por R$ 19,90 mensais e tem acesso à locadora virtual da Saraiva, entre outros conteúdos.

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A LG tem 17 modelos com banda larga no mercado, com telas de 32 a 60 polegadas, num portfólio de cerca de 50 modelos. O modelo de 32 polegadas com banda larga custa aproximadamente R$ 2 mil. "Até o fim do ano serão 25 modelos com banda larga", disse Almeida.


Além da Saraiva e da NetMovies, a LG está incluindo o iG, o Twitter, o Facebook e o Google Maps entre os novos parceiros. Apesar da conexão à internet, o espectador não consegue navegar na web pelos televisores da LG. Ele tem acesso somente a conteúdos de parceiros. O desafio agora é incluir as emissoras de televisão nessa parceria. "As negociações estão em andamento e, nos próximos meses, teremos mais de uma emissora", garantiu o gerente da LG.

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Modelo. "A Netflix é o modelo que a gente segue", afirmou Marcílio Pousada, diretor-presidente da Saraiva, referindo-se à locadora virtual americana que foi apontada como um dos principais motivos para a concordata da Blockbuster nos Estados Unidos. "Quase todos os televisores vendidos nos EUA têm Netflix", disse. Lançado em maio de 2009, o serviço de vídeo digital da Saraiva conta com mais de 2 mil títulos. "Foram feitos downloads de mais de 20 mil filmes desde o lançamento, por mais de 6 mil clientes", disse Pousada.


No computador, o espectador ainda precisa baixar o filme para assistir. O streaming é uma novidade criada para os televisores, e que em breve também estará disponível nos computadores.

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Segundo o executivo, o principal desafio para o crescimento do serviço ainda é a velocidade das conexões. "O cliente precisa de 2 Mbps (megabits por segundo) para rodar melhor", afirmou Pousada. "Mas é melhor usar 4 ou 6 Mbps."


Um estudo da Akamai, que fornece serviços para melhorar o desempenho de sites, mostrou que, no primeiro trimestre, somente 14% das conexões brasileiras tinham mais de 2 Mbps.

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Daniel Topel, presidente da NetMovies, também disse que seu modelo é a Netflix. "O modelo da Saraiva, de aluguel de filmes avulsos, é mais parecido com o da Amazon ou da Apple", apontou Topel.


Segundo ele, já foram assistidos "centenas de milhares" de filmes via streaming da NetMovies, no computador. Na visão de Topel, o serviço On Video, da Telefônica, tem uma "proposta de valor difícil", já que o consumidor precisa pagar um aluguel pelo equipamento e outro pelos filmes.

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O aluguel de vídeos pela internet foi um dos principais responsáveis pela concordata recente da rede americana Blockbuster, afundada em dívidas. Criada em 1985 por um empresário de software de Dallas, a Blockbuster foi uma potência no entretenimento doméstico.


A rede ajudou a popularizar os aparelhos de videocassete e deslanchou em 1987, após o fundador da Waste Management Inc, Wayne Huizenga, assumir o seu controle, começando a expandir agressivamente os negócios e a comprar concorrentes.

Nos últimos anos, no entanto, a rede perdeu espaço para vídeos assistidos via cabo e serviços de entrega de DVD pelo correio, como o próprio Netflix. Nos últimos dois anos, mais de mil lojas da Blockbuster foram fechadas porque simplesmente não eram lucrativas.


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