Nesta quinta-feira (26), véspera do Dia Internacional de Protesto Contra os Brinquedos de Guerra, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Londrina realizam a quinta edição da cerimônia oficial de entrega do selo "Arma não é brinquedo... dê abraços" para 48 pontos de venda do comércio varejista da cidade. A cerimônia será realizada a partir das 14h30, durante a sessão ordinária do Legislativo.
O selo foi instituído em 2011 para certificar empresários locais que aderiram a Lei Municipal nº. 9.188 criada em 2003, que proíbe o comércio de armas de brinquedo na cidade. A vereadora Sandra Graça (SDD), autora da lei municipal que certifica empresários, defende que é preciso disseminar a cultura da paz em todos os níveis, como escola, família e comércio, e que as crianças são peças-chaves neste processo. "Sabemos que as crianças podem ser grandes incentivadoras e grandes disseminadoras de boas ideias. Elas reproduzem o que aprendem, e o cenário atual é muito pesado, de muitos conflitos. Precisamos plantar a semente para mudar esta realidade. São pequenas atitudes que no futuro farão a diferença", afirma a vereadora.
Mudança de realidade
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para o coordenador da Ong Londrina Pazeando e diretor do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), Luis Cláudio Galhardi a lei municipal leva as pessoas a pensarem por que não vender armas de brinquedo."Há um objetivo pedagógico de levar pais e crianças a buscarem formas de resolver conflitos sem violência", avalia.
Ele lembra que a iniciativa colocou Londrina na vanguarda das cidades que promovem a não violência. "A lei sancionada no Município inspirou a criação de outras legislações, como no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro." De acordo com o coordenador da Ong, a iniciativa é importante porque também promove uma reflexão sobre o conteúdo de desenhos animados, filmes e jogos que estimulam a cultura bélica. "Os conflitos continuarão a existir. A questão é como resolvê-los", ressalta Galhardi. Ele lembra que o selo "Arma não é brinquedo... dê abraços" tem validade de dois anos e já foi entregue a 72 lojas de Londrina.
Iniciativa conjunta
O selo "Arma não é brinquedo...dê abraços" nasceu de uma inciativa conjunta da Câmara de Vereadores, Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), Ong Londrina Pazeando, Prefeitura de Londrina e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Durante a solenidade desta quinta-feira estarão presentes os empresários que receberão a certificação pela primeira vez e aqueles que deverão renovar o selo concedido em 2013. Além do selo, também o certificado fornecido pela Secretaria de Fazenda tem validade de dois anos. De acordo com a legislação, ambos devem ser entregues durante solenidade promovida pela Câmara de Vereadores.
Representado por uma peça em acrílico, o selo será entregue aos lojistas juntamente com um CD contendo o arquivo digital da logomarca da campanha. Por um período de dois anos a logomarca pode ser utilizada em todo o material publicitário da empresa.
Além de vereadores e representantes da Prefeitura devem participar da cerimônia representantes do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz), Ong Londrina Pazeando e escolas municipais. O evento é aberto à participação da comunidade com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.