O Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon) e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) participam na manhã desta sexta-feira (28), às 9h, de audiência na 3ª Vara da Justiça do Trabalho que pode definir a abertura do comércio em dezembro e a convenção coletiva da categoria.
Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (27), o Sindecolon lembrou que a negociação se arrasta desde o início de maio e que trata de assunto importantes como a abertura das lojas aos sábados e o reajuste do salário dos empregados.
"Os comerciários não são contra o trabalho aos sábados à tarde, mas é preciso que cada empregado receba por isso. O comerciário não pode trabalhar neste período somente pela hora normal e pelo vale refeição", afirma o sindicato.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Enquanto não há negociação com o sindicato patronal, somente as empresas que tiverem acordo devidamente assinado com o sindicato dos empregados poderão abrir em dias e horários especiais. Os comerciantes não poderão usar banco de horas, pois a convenção está vencida", acrescenta.
Em entrevista ao portal Bonde, o presidente do Sindecolon, José Lima do Nascimento, disse que a nova convenção tem validade até abril de 2015 e inclui o acordo para abertura do comércio em dezembro. "Além de tratar da jornada antes do Natal também queremos definir a convenção e o aumento no salário. O sindicato pede 10% e o patronal fez a proposta de 7,5%", comentou.
A reportagem entrou em contato com o Sincoval e aguarda a posição do sindicato sobre a reunião desta sexta.