Notícias

Londrina: acordo define reajuste salarial e horário do comércio em dezembro

28 nov 2014 às 17:54

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon) e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) se reuniram na 3ª Vara da Justiça do Trabalho nesta sexta-feira (28) para definir o impasse sobre a convenção coletiva. As negociações se arrastavam desde o dia 1º de maio deste ano, data base da categoria.

Segundo o presidente do Sindecolon, José Lima do Nascimento, a reposição salarial foi definida em 10,20% e vale para empregados que recebem o piso ou acima. "O aumento também tem efeito retroativo e deve ser pago em parcela única até o dia 10 de dezembro", acrescentou.


Além disso, a partir de 1º de janeiro de 2015, o comércio em Londrina terá apenas dois pisos para a categoria. Após 90 dias com a efetivação no emprego, o comerciário irá receber o piso de Londrina no valor de R$ 1.023,39. Já o funcionário contratado no primeiro emprego vai receber 95% do piso salarial do Estado ou R$ 848,35 e passa a ganhar o piso da categoria londrinense depois de três meses. "Assim, acaba com a história de diferentes pisos e unifica o salário no comércio, o que é importante para a categoria", afirmou.


A Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 deve ser homologada na próxima semana.


Horário em dezembro


O comércio de rua em Londrina permanece aberto em dezembro entre as 9h e 22h durante a semana a partir da próxima sexta-feira (5). Nos três primeiros sábados do mês antes do Natal, as lojas funcionam das 9h as 18h.

No feriado municipal do dia 10 de dezembro, o comércio abre das 9h as 18h, sendo que os empregados vão folgar no dia 2 de janeiro. Já no feriado do dia 19 de dezembro, que celebra a emancipação do Estado do Paraná, as lojas ficam abertas das 9h as 22h, sendo as horas trabalhadas até às 18h serão compensadas com folga no dia 26 de dezembro. "O expediente entre 18h e 22h serão pagas em hora extra com 100% de acréscimo", informou o presidente do Sindecolon.


Continue lendo