Na manhã desta terça (22), o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, sancionou a Lei n° 11.922/2013, que adere Londrina ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Bacia do Cafezal (CIDREBAC). Fazem parte do consórcio, além de Londrina, Rolândia e Arapongas.
O consórcio trará ao município uma patrulha mecanizada para realizar melhorias nas estradas rurais. A patrulha inclui um trator, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, um rolo compactador, uma moto niveladora, um veículo utilitário, um caminhão prancha e cinco caminhões basculantes. Os trabalhos serão divididos igualitariamente entre os três municípios do Consórcio, com os equipamentos ficando 45 dias em cada um deles.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Guilherme Casanova Junior, os novos maquinários irão complementar os serviços que já vem sendo feitos pela Prefeitura.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O maquinário vem do Governo do Estado e a contrapartida do município é o custeio dos funcionários e do combustível. A estimativa de custo, caso esses equipamentos fossem adquiridos pela Prefeitura, supera R$ 4.425.000,00. Apesar do consórcio ter autonomia de atuação, cada prefeitura determinará os locais onde serão realizadas as operações.
A adesão ao consórcio é necessária para dar continuidade ao processo de participação ao programa estadual "Patrulhas do Campo". O programa exige a constituição de consórcios entre municípios com objetivos congruentes, a fim de otimizar a utilização das máquinas, que individualmente teriam custos muitos elevados, para que a sua operação ocorra de forma ininterrupta.