Após completar um mês, a paralisação dos bancários deve se encerrar nesta quinta-feira (6) em todo o País. Diante de uma nova proposta apresentada pelas empresas, o comando nacional de greve está orientando a categoria a aceitar os termos oferecidos pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Em Londrina, a assembleia está marcada para as 17h, na sede do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região.
Para a presidente da entidade, Regiane Portieri, apesar de os reajustes propostos terem ficado aquém do que havia sido pedido no início da mobilização, outras cláusulas que foram incluídas durante as negociações foram benéficas para os trabalhadores. "A greve já estava começando a saturar e a gente não teria mais para onde ir. Ainda precisamos confirmar, em votação, o fim da paralisação, mas estamos sentindo que a proposta será aceita. Um ponto positivo foi a inclusão do abono salarial de R$ 3,5 mil, que não era previsto, e também nos surpreendeu a garantia de que os dias de paralisação não serão descontados", avalia.
Inicialmente, os bancários pediam a reposição da inflação do último ano (9,62%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 5% de aumento real, totalizando 14,62% de reajuste. A nova proposta, no entanto, propõe 8% mais a garantia de reposição integral da inflação e aumento real de 1% no ano que vem. "Considerando essas garantias e a inclusão do abono, os novos termos ficaram apenas 0,62% distantes do que queríamos. Não ficou excelente, mas é um avanço", afirma Regiane.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Os bancários também terão aumentos de 15% no vale-alimentação e 10% no vale-refeição e no auxílio creche/babá. Não houve alterações nas cláusulas referentes à participação nos lucros e resultados dos bancos. Londrina e região contam com 2.157 bancários.