O Núcleo de Defesa do Consumidor de Londrina (Procon) notificou 15 agências da cidade por irregularidades no atendimento aos clientes. O principal problema constatado pelos fiscais do órgão foi o tempo de espera na fila, que, conforme lei municipal não pode ser superior a 15 minutos. A única exceção é para o dia seguinte a feriados bancários, quando a espera pode ser de até 30 minutos.
A longa demora no atendimento é um problema antigo em Londrina e objeto de reclamação constante de clientes e do próprio Sindicato dos Bancários, que reivindicam a contratação de mais funcionários. Apesar disso, nenhuma agência de Londrina jamais foi multada por esta prática, segundo afirmou ao Bonde o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior.
"Nunca nenhum banco em Londrina foi multado por este motivo. Nunca ninguém "colocou o dedo nesta ferida", disse. "Se a fiscalização e as punições forem mais severas, os bancos poderão mudar comportamentos".
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Neves Júnior disse que algumas agências bancárias apresentaram outros problemas, como falta de sanitários e cadeiras para idosos e deficientes físicos aguardarem o atendimento sentados. "Demos prazo de 48 horas para que os bancos se adequassem. Duas ou três agências resolveram os problemas, as as outras serão multadas", afirmou.
A multa aplicada a cada banco varia conforme sua receita bruta dos três meses contemporâneos ao auto de fiscalização.
Ação judicial
Muitas pessoas têm recorrido à Justiça – Juizado Especial Cível – para ver reparados os danos morais da espera além do prazo legal. "Alguns juízes têm concedido a indenização. Outros têm entendido que esta espera é um "mero dissabor" e não configura dano moral", explicou o coordenador do Procon.
Para ajuizar a ação, é necessário provar que o atendimento extrapolou o prazo legal (de 15 ou 30 minutos, conforme o dia), pedindo, por exemplo, que o atendente carimbe o horário do atendimento na senha. Esta deve conter o horário de sua retirada.
Quem tiver denúncias sobre o atendimento bancário pode ligar para o Procon: o telefone é o 151.