A força da colônia japonesa em Londrina é inquestionável, visto que a cidade foi a escolhida, ao lado de Rolândia, para as comemorações dos cem anos da imigração japonesa no Brasil.
Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Londrina é a segunda cidade do País que mais envia mão-de-obra ao Japão, perdendo apenas para São Paulo.
No censo 2010, pesquisadores perguntaram: "Você tem algum familiar que costumava morar junto e que emigrou para o exterior? Para qual país?". São Paulo aparece com 4.785 que responderam positivamente à pergunta, seguido de Londrina com 1.394 e Mogi das Cruzes (SP) com 1.057.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Outras duas cidades paranaenses aparecem entre as dez que mais enviaram brasileiros ao Japão: Curitiba, com 890 e Maringá, com 756. De acordo com o Censo, existem mais de 36 mil brasileiros morando no Japão. O IBGE afirma que é possível que crianças nascidas no Japão tenham escapado da abordagem e muitos entrevistados não tenham assumido parente emigrante por questão de segurança.