Londrina é a terceira cidade brasileira mais bem atendida por serviços de telecomunicações, de acordo com o Índice de Oferta de Telecomunicações (IOT). Em primeiro lugar está a cidade de São Paulo, seguida de Curitiba. O anúncio foi feito durante coletiva semanal realizada hoje (17), pelo prefeito Barbosa Neto e pelo diretor de Marketing da Sercomtel, Roberto Coutinho Mendes.
O IOT foi criado este ano pelo Atlas Brasileiro de Telecomunicações e mede a oferta real de serviços e da competição em todos os 5.565 mil municípios brasileiros. O levantamento, que traça um panorama da infraestrutura de telecomunicações no Brasil, atribuiu pontos pela disponibilidade de serviços e pelas opções de prestadoras em cada localidade.
Para efeito do IOT, foram medidas as presenças de operadoras competitivas de telefonia fixa, operadoras de TV a cabo e MMDS (por microondas), serviços de telefonia celular e dados (2G e 3G) e oferta de banda larga fixa (por cabo, xDSL, fibra ou wireless). Os pontos foram atribuídos a cada incidência de um serviço na localidade.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Londrina obteve 725 pontos; Curitiba 810 pontos e São Paulo, o município mais bem atendido em serviços de telecomunicações diversos e competitivos, somou 920 pontos. Logo atrás de Londrina aparece o Rio de Janeiro e Campinhas (SP), as duas cidades com 720 pontos.
Os dados de telefonia fixa (concessionárias e autorizadas), TV por assinatura e telefonia celular foram fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As informações sobre banda larga fixa e dados móveis foram levantados junto a operadoras móveis, fixas e cabo que oferecem os serviços (com N.Com).