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Londrina: greve vai fazer Procon intensificar fiscalização em bancos

Guilherme Batista - Redação Bonde
26 set 2014 às 15:23

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- Divulgação/Vida Bancária
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Os bancários vão entrar em greve em Londrina na próxima terça-feira (30). O Núcleo de Defesa do Consumidor (Procon) pretende intensificar a fiscalização nas agências bancárias da cidade durante a paralisação dos funcionários.

Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (26), o Procon lembrou que alguns serviços oferecidos pelos bancos são essenciais à população e, por isso, não podem parar apesar da greve.

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O órgão municipal vai fiscalizar o funcionamento de caixas eletrônicos nas agências, para "pagamento, depósito e saque de valores", o "abastecimento constante de cédulas e envelopes, de acordo com a necessidade de cada agência bancária", a manutenção constante de serviço de segurança nos "caixas eletrônicos e 24hs", o "auxílio no atendimento, inclusive por terceirizados, caso se faça necessário, de idosos, gestantes e pessoas com deficiência, entre outro serviços "correlatos indispensáveis ao processamento de dados e à compensação bancária".

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O Procon garantiu, ainda, que estará aberto para receber reclamações e denúncias dos clientes das agências bancárias.

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O Procon também selecionou algumas dicas para os consumidores que vão precisar pagar contas e usar as agências durante a paralisação:


1) Verificar se a operação bancária é passível de ser realizada através do site bancário na internet;

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2) Não sendo possível pela internet, verificar se a operação bancária é passível de ser realizada nos Caixas Eletrônicos e 24h, cujo funcionamento deve continuar a despeito de eventual greve, inclusive com a segurança devida, materiais necessários (envelopes) e devido auxílio aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais;


3) Não deixar de contatar o Banco, através de 0800, SAC, email, chat, a fim de se informar de eventuais agências e caixas em funcionamento;

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4) Não sendo possível o pagamento nos Caixas Eletrônicos e 24h, recomenda-se a denúncia do fato ao Procon (151), à Ouvidoria do Banco, e ao Banco Central do Brasil (0800-979-2345), a fim de que façam a averiguação do fato denunciado e deem os encaminhamentos devidos;


5) O consumidor poderá tentar realizar o pagamento também nos serviços conveniados ou correspondentes bancários, em lotéricas, supermercados, farmácias, agências dos Correios, etc;

6) Caso não seja possível a utilização das hipóteses anteriores, entrar em contato diretamente com o credor do seu débito e solicitar uma forma alternativa de pagamento ou a prorrogação do vencimento em face da greve, com a alteração especial da data de vencimento;


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