Manifestação pública em pró da Simplificação Tributária foi realizada na manhã deste sábado (25) no Calçadão no centro de Londrina. O Movimento Simplifica Já é liderado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) com a parceria de mais de 40 entidades. O ato público acontecerá simultaneamente em pelo menos 25 cidades do Paraná
"Simplifica Já – Por um sistema de impostos mais simples e justo" foi agendado para o dia 25 por ser o Dia da Indústria e do Respeito ao Contribuinte.
Em entrevista à rádio CBN Londrina, o vice-presidente da FIEP, Ary Sudan, afirmou que a simplificação é fundamental para diminuir a burocracia e aumentar a competitividade das empresas. "Lutamos pela simplificação, já que as empresas se perdem no meio de tantos impostos. A redução é uma outra questão", explicou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Assinaturas
O movimento também recolhe no Calçadão assinaturas para a "PEC Simplifica Já", que foi redigida por um grupo de trabalho formado dentro do Conselho Temático de Assuntos Tributários da Fiep, que abriga representantes das 45 entidades parceiras do movimento "A Sombra do Imposto".
Entre os estudos do grupo de trabalho do Movimento Simplifica Já está a extinção de quatro tributos: PIS, COFINS, Contribuição Social sobre lucro e IPI, que são impostos complexos e que seriam agregados em um único tributo, um IVA (federal), absorvidos pelo IFPJ (Imposto sobre faturamento da pessoal jurídica). Para o movimento, a simplificação do sistema deve produzir uma distribuição maior para os estados e municípios; mais transparência e um controle maior do destino do dinheiro e na instituição de novas cobranças. Após o ato público, as propostas do movimento, redigidas em uma PEC – PEC Simplifica Já – serão entregues ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.
(Atualiza às 11h35)