O Sindicato dos Bancários de Londrina e região paralisou o atendimento das principais agências do Banco Itaú nesta quarta-feira (23) no Centro de Londrina.
O protesto faz parte do Dia Nacional de Luta contra demissões, manifestação realizado no dia de hoje em todo o país.
Segundo o presidente do sindicato, Wanderley Crivellari, 10 agências foram fechadas na região central nesta quarta-feira, um dia após a demissão de três funcionários do Banco Itaú. "O protesto já estava agendado. Foi uma coincidência. Os empregados foram demitidos no final do expediente de terça-feira, o que é uma prática repugnante", protestou.
De acordo com ele, 35 pessoas já foram demitidas pelo o Itaú em Londrina neste ano. Crivellari ainda lembrou que o banco cortou 4.058 empregos em 2011, sem contratar novos funcionários para as vagas. "Enquanto os outros bancos ampliam o quadro de funcionários, o Itaú reduz o número de funcionários", critica o presidente. Outra reclamação do sindicato é a falta de justificativa para os desligamentos, já que o Itaú teve um lucro aproximado de R$ 15 bilhões no ano passado.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Crivellari também afirmou que o protesto procura melhorar o atendimento aos clientes nas agências com a contratação de mais funcionários.