O prefeito de Londrina, Gerson Araujo, decretou ponto facultativo no dia 16 de novembro, sexta-feira após o feriado de Proclamação da República. A decisão foi publicada no Jornal Oficial desta sexta-feira (9), por meio do decreto 1.347. Serviços essenciais oferecidos à população não irão parar. A determinação é para que sejam escalados servidores de acordo com a exigência, para que a qualidade não seja comprometida. A rede municipal de ensino possui calendário próprio e funcionará normalmente no dia 16.
De acordo com o secretário de Governo, Gervásio Martin Junior, a iniciativa foi tomada pensando inclusive na contenção de despesas. "A sexta-feira pós-feriado é um dia em que os serviços ficam praticamente parados. A procura na Prefeitura é muito pequena. Com o ponto facultativo economizamos em luz, telefone, água e impressão. Uma série de coisas que no final faz diferença."
O secretário de Governo fez questão de lembrar que, mesmo com o ponto facultativo, os serviços essenciais continuarão funcionando. "Fizemos questão de manter os serviços que são indispensáveis à população, principalmente os atendimentos na área da saúde, como Maternidade e Unidades Básicas", ressaltou.