O Tribunal de Justiça (TJ) concedeu liminar na tarde desta quinta-feira (7) que autoriza a abertura de 400 indústrias de Londrina representadas pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal) no feriado municipal do próximo dia 20, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra.
Assim, mais de 1,5 mil funcionários vão trabalhar normalmente nas empresas que não podem ser multadas pela prefeitura por conta da abertura no feriado, conforme a decisão da desembargadora Lélia Samardã Giacomet.
Segundo a assessora jurídica do Sindimetal, Betânia Marconi, o pedido de tutela antecipada contra o Município foi negado pela 2ª Vara de Fazenda Pública no dia 23 de outubro. Em seguida, o Sindimetal entrou com o agravo de instrumento no TJ.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com o Sindimetal, que representa indústrias dos setores metalúrgico, mecânico e de materiais elétricos, as empresas iriam sofrer "implicações financeiras" com o interrompimento do ritmo de produção devido ao feriado no meio da semana. Neste ano, a Consciência Negra será comemorado em uma quarta-feira (20).
"Outro agravante é que o cenário da área industrial não é positivo como nos anos anteriores", justificou a assessora jurídica.