São de Londrina e de Pato Branco as duas vencedoras da etapa paranaense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2010. A informação foi divulgada oficialmente nesta terça-feira (15) pelo Sebrae/PR, realizador da premiação no Estado.
Na categoria negócios coletivos, a vencedora é Lydia Maria Fuganti Fedrigo, fundadora do Instituto Eurobase, com sede em Londrina e na categoria pequenos negócios, a empresária Marlene Capelli Galeazzi, da Auto Som Galeazzi, empresa de Pato Branco, no sudoeste do Estado.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios existe desde outubro de 2004 e foi idealizado para selecionar e premiar, nacionalmente, histórias de empreendedoras e de mulheres de negócios que transformaram seus sonhos em realidade. Para o Sebrae, os relatos de vida dessas mulheres servem de inspiração e modelo para outras empreendedoras.
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No Paraná, em 2010, o concurso recebeu 220 inscrições. As 15 melhores histórias foram selecionadas e receberam a visita de auditores que confirmaram as informações descritas nas fichas de inscrições. Lydia Fedrigo e Marlene Galeazzi foram escolhidas as melhores do Paraná e agora concorrem etapa nacional. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem três etapas: estaduais, regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e uma fase nacional.
André Rossi, consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Prêmio, ressalta a importância de se reconhecer histórias de mulheres que empreendem com sucesso. "A polivalência, dedicação, sensibilidade e comprometimento das mulheres são qualidades que se transformam em vantagens no mundo corporativo. Quando uma empreendedora se lança em um empreendimento traz benefícios, para si, e para os outros, ao seu redor", assinala.
Entre os critérios utilizados para avaliar as histórias inscritas estão alguns, como ética, transparência, contribuições dos negócios para a sociedade, relacionamento com os clientes internos e externos, resultados alcançados e outros.
"Ao escrever minha história, pude refletir sobre as conquistas e obstáculos enfrentados. Como empresária, superei desafios em um ambiente tipicamente masculino e estimulei que ex-funcionários abrissem seus próprios negócios. Hoje, mantenho 17 funcionárias na empresa, algumas em cargos diretivos e a clientela feminina que, no passado, nem chegava a 10%, agora representa 25%.", destaca Marlene Galeazzi, de Pato Branco.
Na opinião de Lydia Fedrigo, o reconhecimento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2010 ao seu trabalho contribui para que o Eurobase eleve sua credibilidade perante sociedade e, talvez, auxilie nos objetivos do instituto, dentre os quais o de obter o registro no Conselho Municipal de Assistência Social e no Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente. "Com esses registros poderemos captar mais recursos e ampliar nossas ações", avalia.
Prêmio
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios uma parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). No Paraná, o Sebrae/PR trabalha em parceria com a BPW estadual. Mais informações, acesse www.mulherdenegocios.sebrae.com.br. (As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae)