A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Londrina vai começar a enviar os carnês do IPTU de 2013 após o dia 10 de janeiro. O cronograma prevê o envio dos primeiros lotes para os contribuintes com isenção total ou parcial, diferentemente do que aconteceu no ano passado, quando os isentos receberam seu carnê apenas em março. A previsão de entrega dos primeiros carnês é até o dia 18 de janeiro.
O diretor de Arrecadação da Secretaria de Fazenda, Henrique Silva, explicou o motivo da mudança. "Assim evitamos que as pessoas acima de 63 anos, com algum tipo de deficiência ou viúvos, que possuam o benefício, tenham que vir até a Prefeitura. Os demais contribuintes receberão seus carnês de acordo com a programação do Município, cujos vencimentos se darão até o último dia útil de fevereiro."
A Secretaria da Fazenda informou também que sua praça de atendimento na Prefeitura está com alguns serviços suspensos por um breve período. Com a virada do ano e após o fechamento do balanço pela Tesouraria é preciso atualizar todo o sistema tributário. Por enquanto apenas os serviços por protocolos estão sendo realizados. A previsão é que a partir do dia 9 todos os serviços sejam retomados.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O diretor de Arrecadação informou que a atualização é um procedimento realizado anualmente. "Precisamos inserir no sistema o índice de atualização monetária para os créditos tributários e não tributários, além da transferência para Dívida Ativa dos contribuintes em atraso que não quitaram os lançamentos de 2012".
Silva lembrou que os serviços que não dependem do sistema estão funcionando e elencou os que estão paralisados. "Serviços como emissão de certidão negativa, emissão de 2ª via de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) estarão suspensos nos próximos dias."