O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda (15), os investimentos do governo federal na reforma e construção de refinarias como forma de gerar empregos e exportar produtos com maior valor agregado. Em entrevista ao programa "Café com o Presidente", na manhã de hoje, Lula disse que a descoberta de petróleo na camada pré-sal vai transformar o País em um grande exportador de derivados de petróleo.
"Nós não queremos exportar o petróleo cru, nós queremos exportar produtos que possam gerar maior ganho para a Petrobras e maior ganho para o Brasil. Por isso é que nós estamos fazendo refinarias no Maranhão, refinarias no Ceará, refinarias em Pernambuco, há refinarias no Rio Grande do Norte", disse ele.
"E também estamos recuperando grande parte das nossas refinarias, ou seja, são grandes investimentos para que nós possamos adequar as nossas refinarias a produzir um petróleo de melhor qualidade, sobretudo o óleo diesel e a gasolina, que têm um conteúdo de enxofre muito forte, e nós queremos produzir gasolina padrão internacional."
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com o presidente, os novos investimentos vão criar uma nova dinâmica de desenvolvimento da indústria petroquímica. Lula também fez referência ao investimento de US$ 5,4 bilhões em uma refinaria no Paraná, inaugurada na semana passada, que deve gerar 20 mil novos empregos. "Tudo o que nós precisamos no Brasil é fazer investimentos para gerar emprego, gerar renda, gerar salário e gerar melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro."