O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou, nesta quinta-feira, os aposentados a usar com cautela o empréstimo com desconto em folha de pagamento, ou por meio de cartão de crédito, para que não se endividem.
"É preciso tomar cuidado com o cartão de crédito. Essa crise americana tem um pouco de relação com o cartão de crédito. Se a gente não tem que por a mão no bolso para gastar dinheiro, a gente vai gastando mais do que se tivesse que tirar uma notinha do bolso. É preciso que a gente tome cuidado com isso", disse Lula, recomendando ao ministro da Previdência, Luiz Marinho, que oriente os aposentados.
De acordo com o Marinho, o contracheque dos aposentados e pensionistas terá dicas sobre uso do empréstimo e do cartão. "Não é recomendável que a pessoa entre no [crédito] rotativo para não ser vítima dele no futuro", afirmou o ministro, completando que o crédito consignado e o cartão de crédito oferecem melhores condições que os financiamentos disponíveis no mercado.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O governo mudou neste mês as regras para concessão de empréstimos aos aposentados e pensionistas. O limite de comprometimento caiu de 30% para 20%. Além disso, 10% dos rendimentos dos aposentados estão reservados para a opção de empréstimo consignado por cartão de crédito, com juros de até 3,7% ao mês.
Em dezembro do ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou o prazo de pagamento das prestações de 36 para 60 meses. Os juros mensais do empréstimo consignado normal são de, no máximo, 2,64%.