Considerada como a maior fornecedora mundial de couro para o setor automotivo, a empresa Eagle Ottawa escolheu Londrina para fixar a unidade brasileira. A instituição estava localizada anteriormente na cidade de Cascavel, no Ceará, região metropolitana de Fortaleza. O anúncio oficial da instalação aconteceu nesta quinta (14).
A decisão de transferir os serviços para outra região do País era uma necessidade discutida desde maio do ano passado com a administração municipal. Porém, a escolha por Londrina teve algumas etapas anteriores. A direção da Eagle Ottawa elencou proximidade com principais clientes (Honda, General Motors e Ford) e fornecedores de matéria-prima, além da mão de obra disponível especializada na indústria de couro como critérios principais para divulgar o resultado final.
De acordo com o presidente da Codel, José Joaquim Ribeiro, a vinda da multinacional pode abrir portas para outro setor na cidade. "O couro trabalhado pode ser usado pelos nossos artesãos, material de qualidade que cairia muito bem para esse grupo", afirmou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A empresa avaliou se as cidades de São João da Boa Vista e Campinas, em São Paulo; Pouso Alegre, em Minas Gerais e Itumbiara, em Goiás, atendiam os critérios estabelecidos. Segundo o gerente da unidade brasileira da Eagle Ottawa, Fabiano Silva, o desenvolvimento econômico de Londrina também contribuiu para a escolha. "Os indicadores positivos da cidade possibilitaram que as atividades comecem no mês que vem", comentou.
A atuação da Eagle Ottawa em Londrina vai contar inicialmente com 37 funcionários, mas há possibilidade de contratar até 100 pessoas no final do ano. A unidade estará localizada na PR-445. A Eagle Ottawa possui unidades na América do Sul, Ásia, Europa e América do Norte.