Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisa

Mais de 39% dos brasileiros não têm conta bancária

Agência Estado
11 jan 2011 às 16:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma expressiva parcela da população brasileira ainda permanece excluída do sistema bancário. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta terça-feira, 11, aponta que 39,5% dos brasileiros não possuem conta em banco. A porcentagem é ainda maior na região Nordeste: 52,6%. No outro extremo, aparece a região Sul, com 30% da população sem acesso a bancos.

Segundo o estudo, as mulheres constituem a maior parte da população fora da rede destas instituições financeiras. Atualmente, 55,5% das mulheres do País possuem conta, ante 66% dos homens. A população jovem, por outro lado, está tendo acesso mais cedo aos serviços dos bancos, enquanto os maiores de 45 anos tiveram um avanço menor. Dos entrevistados entre 18 e 24 anos, 51,9% declararam posse de conta, sendo que apenas 11,8% deles têm esta conta há mais de cinco anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Dos brasileiros excluídos do sistema bancário, 40,6% desejam ter uma conta e 26,6% acreditam ter condições financeiras necessárias e atrativas para as instituições (com Jornal Estado de São Paulo).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade