A Fiat vai iniciar nesta quinta-feira, 18, a substituição dos cubos de rodas traseiras dos modelos Stilo, em atendimento à determinação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). A convocação do recall foi publicada na semana passada na imprensa e envolve 52.474 veículos produzidos entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010, com numeração de chassi de 3025720 a 3098841. Versões com freio ABS não estão incluídas.
Os cubos das rodas traseiras, feitos de ferro fundido, serão substituídos por peças de aço forjado. Esses componentes não são fabricados no Brasil, por isso a Fiat fez uma encomenda de fornecedores da Itália e da Alemanha.
Após quase dois anos de análises, o DPDC conclui que o ferro fundido é inadequado para o cubo, pois pode romper-se, provocando o desprendimento da roda. O órgão recebeu cerca de 30 denúncias de acidentes em que as rodas se soltaram. Há relatos de oito mortes.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Desde o início das investigações, a Fiat insiste que a peça não tem defeito e que as rodas não causaram os acidentes, pois teriam se soltado após o impacto de batidas. A empresa informou que realizará o recall em respeito aos consumidores, mas discorda do laudo que atesta o defeito, feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A montadora vai recorrer da decisão do DPDC, que também impôs multa de R$ 3,192 milhões pela demora em realizar o recall.
A Fiat pede aos proprietários que agendem o serviço, que é gratuito, em uma das revendas da marca. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 707 1000 ou pelo site.