A Great Wall é a mais nova montadora chinesa a decidir fincar sua bandeira em solo brasileiro. A empresa pretende instalar no País uma fábrica com capacidade de produção de 100 mil veículos ao ano, disse ao 'Estado' seu diretor de marketing, Gao Dongxu.
Gao não revelou detalhes como investimento, local e quando será construída a planta. Ele disse que a empresa está a procura de um parceiro local para tocar o projeto, mas, segundo fontes revelaram ao Jornal do Carro, o Grupo Caoa, que representa a sul-coreana Hyundai e a japonesa Subaru no País, já teria assinado um acordo com a companhia chinesa.
No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) estão registradas as patentes de dois carros da marca chinesa: um utilitário-esportivo e um sedã médio. De acordo com as mesmas fontes, há pelo menos quatro modelos da empresa em fase de homologação no Brasil. São eles o jipe Haval, a picape Wingle (cabine simples e dupla), o sedã C30 e o C20R, hatch com apelo visual aventureiro nos mesmos moldes do Volkswagen CrossFox. O início das vendas está previsto para meados de 2012.
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A produção anual de 100 mil veículos prevista pela Great Wall é a mesma que outra montadora chinesa, a JAC, planeja fabricar na unidade que terá na Bahia, na qual serão investidos R$ 900 milhões.
"O Brasil é um enorme mercado potencial para a indústria automotiva", afirmou Gao. Segundo ele, a empresa ainda está em busca de um parceiro local para realizar o empreendimento.
A Great Wall é a terceira montadora chinesa a anunciar investimentos no Brasil, depois da JAC e da Chery, que lançou em julho a pedra fundamental de sua planta de R$ 700 milhões na cidade de Jacareí (SP).
Imposto
O diretor de marketing disse que a elevação do IPI para carros importados não teve impacto "substancial" sobre a decisão da empresa de construir uma planta no Brasil.
Na terça-feira, o gerente-geral da Great Wall, Wang Fengying, havia declarado em um evento na cidade de Chengdu, na China, que a empresa planeja um "grande investimento" na construção de uma fábrica no Brasil, de acordo com relato da agência de notícias Bloomberg.
Os carros chineses foram o principal alvo do aumento de 30 pontos porcentuais no IPI sobre importados, anunciado pelo governo em 15 de setembro. Para escapar da alta, os veículos devem ter pelo menos 65% de componentes produzidos em países do Mercosul.
As medidas passaram a valer no dia seguinte ao anúncio estarão em vigor até 31 de dezembro de 2012.
Gao disse que as exportações da Great Wall para o Brasil são mínimas e serviram principalmente para obtenção de certificados dos produtos no País. A montadora é a maior fabricante de SUVs da China, mas também tem sedãs e modelos menores. Em 2010, a empresa fabricou 400 mil veículos em seu país, que tem um mercado de 18 milhões de unidades.