A economia brasileira está retomando um novo ciclo de crescimento, reafirmou nesta terça (17) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para ele, o Brasil conseguiu passar rapidamente pela crise graças ao ciclo anterior, que foi robusto, com fundamentos preservados. Ele destacou que o próximo ciclo da economia brasileira será ainda mais forte do que o atual.
"Acho que já conquistamos um patamar de crescimento de 5%". Mantega lembrou que nos últimos três anos foi esse o patamar de crescimento da economia.
O ministro avaliou que o país está dando os primeiros passos de expansão. Segundo ele, depois de ter superado a crise, o Brasil voltará ao patamar dos 5% em 2021.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Podemos ultrapassar 5%, mantendo sólidos fundamentos. De 2010 a 2017, o país pode ter um ciclo de crescimento de 6% a 6,5%, equilibrado e sólido."
Segundo Mantega, para impulsionar esse crescimento a economia depende do mercado interno, que deu sustentação durante a crise, e dos investimentos.
Guido Mantega fala hoje (17) sobre política econômica e investimentos em infraestrutura no 4º Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria.