O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que a redução das taxas dos financiamentos, a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, e a desvalorização do real têm resultado importante sobre a economia.
"Os custos em dólar estão caindo e a produção brasileira se torna mais barata e competitiva. Isso já está afetando as contas externas brasileiras e os produtos nacionais passam a custar menos no exterior", avaliou.
Para Mantega, a indústria, que vinha tendo dificuldade para exportar, deve ser beneficiada pelo novo cenário. "Tanto a queda dos juros quanto a do câmbio vão continuar e isso vai provocar uma mudança importante na estrutura brasileira. Este é um processo que ainda não terminou, está apenas iniciando."
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O ministro aproveitou para avaliar que IPCA de junho será menor do que o de maio, que a inflação cairá e que a confiança do consumidor no crescimento da economia está em alta. Outro dado apontado por Mantega é a queda da taxa de desemprego. "Estamos com o menor nível desde que a série histórica começou.