Maringá se destaca na geração de empregos sendo apontada a segunda cidade do Paraná a abrir mais vagas no mercado de trabalho. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – do Ministério do Trabalho, somente no último mês de julho, Maringá criou 524 postos de trabalho, perdendo apenas para a capital paranaense. Porém, a comprovação de que as ações realizadas pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo estão no caminho certo é o balanço dos últimos doze meses que aponta Maringá como a segunda cidade que mais ofereceu vagas em todo Paraná. Ao todo foram 5.444 novos empregos, sendo que Curitiba ofereceu 32.726 vagas e Londrina, terceira colocada, com 5.278 postos de trabalho.
Nesses últimos doze meses o setor de serviços foi o que mais gerou vagas, empregando 3.102 trabalhadores formais. A indústria de transformação aparece em segundo lugar, oferecendo 1.600 postos, enquanto o comércio empregou 826 pessoas.
Compromisso - Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Maringá, Ercílio Santinoni, os novos postos de trabalho foram gerados no município graças à política implantada pela atual administração. "Os investimentos na área industrial estão sendo mais intensos, originando um crescimento sólido e consistente. Isso está sendo possível com a manutenção da tendência de crescimento na área de geração de emprego, aliás, uma meta que tem sido buscada intensamente pela administração municipal, que investe na qualificação profissional, em barracões industriais e aposta nas propostas inseridas na Lei Municipal da Micro e Pequena Empresa", revela Santinoni.