A cidade de Maringá foi o principal destaque do interior do Estado com 697 empresas cadastradas no município nos meses de setembro e outubro deste ano, conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Londrina aparece atrás de Maringá com 482 empresas, ou seja, 215 a menos no mesmo período.
Entre os cerca de 60 municípios paranaenses que contam com agências da Jucepar, o maior número de constituições foi em Curitiba, que teve 2.615 empresas cadastradas no bimestre. A lista das cinco primeiras cidade do Estado ainda tem Ponta Grossa, com 442, e Cascavel, com 396 novos empreendimentos registrados.
Ao todo no Paraná, foram 9.094 empresas cadastradas no penúltimo bimestre de 2013. O aumento foi de 8% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 8.406 constituições.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Com relação às atividades comerciais mais procuradas, um em cada cinco empresários que abriram um novo negócio nos meses de setembro e outubro investiu em uma loja de roupas e acessórios. No período, foram cadastrados 1.631 novos empreendimentos do ramo em todo Estado.
Além das lojas de artigos do vestuário, que teve mais aberturas em todas as unidades regionais da Jucepar, também se destacaram as atividades de obras de alvenaria, no setor de construção, com 1.022 novos empreendedores; cabeleireiros, com 767 constituições; lanchonetes, casas de chá e de suco, com 484 novos negócios; e os transportes rodoviários de cargas, com 482 empreendimentos abertos nos meses de setembro e outubro.