Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na segunda-feira

Metalúrgicos da Volkswagen do Paraná votam proposta de layoff

Redação Bonde com Simec
16 fev 2014 às 10:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para Sindicato falta de estratégia da empresa e demora para realizar investimentos prejudicou competitividade da fábrica de São José dos Pinhais. Com isso, cerca de 300 trabalhadores poderão ter contrato de trabalho suspenso

Os metalúrgicos da fábrica da Volkswagen, em São José dos Pinhais (PR), realizarão assembleia na próxima segunda-feira (17), para debater e votar a proposta de layoff – suspensão do contrato de trabalho - negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba com a empresa com vistas a preservar os empregos de cerca de 300 trabalhadores. As assembleias serão realizadas nas entradas de turno, às 5h40 (1º turno), às 14h (2º turno) e às 22h30 (3º turno).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os acordos de layoff são previstos no artigo 476, da Consolidação das Leis de Trabalho. Neste tipo de acordo os trabalhadores tem o seu contrato de trabalho suspenso, mas continuam na ativa realizando curso de qualificação profissional e recebendo o seguro desemprego. A empresa complementa o restante do salário, com garantia de manutenção do emprego. Essa foi a forma proposta pelo Sindicato para buscar preservar os empregos dos trabalhadores da planta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Para o Sindicato, a demora da Volkswagen em anunciar e realizar investimentos e trazer novos produtos para a planta de São José acarretou em perda de competitividade e mercado para a montadora no Brasil.

Publicidade


"A fábrica de São José sempre se destacou em volume de produção da outras plantas do Brasil. Porém, é a ultima a receber investimentos e novos produtos, o que, a nosso ver, prejudicou a competitividade, a busca de mercado e os trabalhadores que, agora, vão ter que aderir a esse layoff para não perder seus empregos. Tudo por falta de estratégia da empresa, que insiste em não reconhecer a qualidade da mão de obra do trabalhador paranaense", afirma Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.


A planta de São José dos Pinhais possui 3.400 trabalhadores, sendo 2.400 do chão de fábrica divididos em três turnos de trabalho (800 cada turno). Atualmente a fábrica está produzindo 640 veículos por dia (a capacidade é de 870/dia). Os modelos fabricados são o Fox, o Crossfox e o Spacefox. Em 2015, estão previstas o início da produção do Novo Golf, do Audi A3 Sedã e Audi A3Q3.

Publicidade


Conheça a proposta de layoff


Se a proposta de layoff for aprovada pelos trabalhadores, todos os que se encaixarem nesta situação passarão três meses realizando cursos de qualificação dentro da própria fábrica e recebendo seguro desemprego mais o complemento salarial da empresa.


Além disso, o Sindicato exigiu e garantiu que todos os trabalhadores tenham a direito a todos os benefícios de um contrato de trabalho normal como INSS, 13º salário, férias, Participação nos Lucros e Resultados, além de 8% de FGTS (direitos que não são obrigatórios em acordos de layoff).

O acordo será aplicado a 150 trabalhadores, podendo ser aplicado para mais 150.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo