O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que as unidades produtoras de carne de aves de Cafelândia (PR), da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol); de Capinzal (SC), da BRF Brasil Foods; e de Jarinu (SP), da Rigor Alimentos, foram liberadas do regime especial de fiscalização e estão aptas a prosseguir com a venda do produto.
Nota divulgada pelo órgão informa que análises realizadas por técnicos constataram que as empresas estão cumprindo os padrões estabelecidos em legislação quanto à adição de água nas carcaças e cortes. A Portaria Nº 210/1998 delimita que esses itens posam ter até 6% de água depois de descongelados.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
As três empresas foram temporariamente impedidas de comercializar carnes de ave in natura congeladas e resfriadas após fiscalização do Ministério da Agricultura constatar que os produtos tinham água acima do permitido pela legislação. Ontem, a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e a BRF Foods contestaram a metodologia usada pelo Ministério para aferir a quantidade de água no produto que, segundo eles, não é baseada em critérios técnico-científicos.