O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina participou nesta semana, em Brasília, de uma audiência pública convocada pelo Ministério da Justiça, com o objetivo de discutir melhorias dos serviços de atendimento ao consumidor (SAC). Participaram da audiência, representantes de Procons municipais e estaduais de todo o Brasil
De acordo com o coordenador do Procon em Londrina, Flávio Henrique Caetano de Paula, foram discutidas melhorias a partir de sete pontos específicos. O primeiro deles diz respeito à regra geral para as regulamentações. As propostas são de que elas sigam o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O segundo ponto refere-se à acessibilidade do sistema. Por exemplo, o SAC deve garantir o contato direto com o atendente como primeira opção do menu. Além disso, o atendido vai dizer seus dados pessoais apenas ao atendente, não mais digitando nas teclas do telefone. Nesse ponto, ainda foi discutido sobre o tempo de espera na linha, a gratuidade do serviço e a garantia de uso do serviço por pessoas com deficiência auditiva ou de fala.
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Os outros pontos em que foram discutidas melhorias foram a qualidade do atendimento, em que o consumidor deve ser atendido por pessoa capacitada e que passe a ligação para, no máximo, mais uma pessoa; acompanhamento das demandas; resposta às demandas, que vai ter um tempo limite para ser dado, além de serem respostas fundamentadas e convincentes, e não apenas um "não" ou um "sim"; o cancelamento, que deve ser feito imediatamente pela empresa, assim que for solicitado pelo cliente; e a criação de ouvidorias.
Haverá ainda mais duas audiências públicas com agências e órgãos reguladores e fornecedores e uma última com todos os setores de serviço ao consumidor. De acordo com Flávio Caetano, provavelmente, até maio, as propostas vão estar definidas e, em junho, serão efetivadas.