O movimento no Aeroporto José Richa, em Londrina, caiu 17,45% no mês de agosto comparado ao mesmo período do ano passado, quando cerca de 100 mil pessoas passaram pelo terminal. No último mês, o aeroporto registrou 82.946 usuários, o que representa queda de 11% em relação ao mês de julho.
Apesar da queda no número de passageiros, motivada pela estabilização dos preços das passagens, o superintendente da Infraero, Marcus Vinícius Pio, acredita que o Aeroporto de Londrina deve chegar a marca de 1 milhão de passageiros em 2013. O recorde foi batido pela primeira vez no final de novembro do ano passado.
De acordo com ele, a média mensal de passageiros neste ano é de 83.436 e, se for mantida, o aeroporto alcançará a marca de 1 milhão pelo segundo ano consecutivo. Para atender a demanda da região, a Infraero planeja a ampliação da sala de embarque e desembarque e a instalação do radar da terminal Londrina, que atende 23 aeroportos. "O radar deve começar a operar em breve e a instalação é uma consequência do aumento no número de aeronaves", acrescentou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em 2014, a área administrativa também deve ser ampliada com aumento no número de funcionários para atender a demanda de passageiros. "Em 2010, tivemos um aumento de 27% e no ano seguinte o crescimento anual no número de usuários foi de 31,5%. A partir deste momento, todo o plano de investimentos para Londrina foi revisto até 2017", explicou.
Além das obras da Infraero, um convênio foi firmado com o Município para instalação do ILS e para ampliação da pista com desapropriações de imóveis.