O sistema de consulta ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) estará indisponível em todo Brasil entre os dias 28 de março e 1º de abril. Desta forma, todos os serviços relacionados a veículos, como transferência, primeiro emplacamento, atualização de dados, registros de propriedades e licenciamento não serão realizados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito.
A medida deve prejudicar o atendimento apenas na quinta-feira (28), já que o dia seguinte, Sexta-feira da Paixão, é feriado. No Paraná, o Detran orienta que usuários e despachantes programem a ida às unidades da autarquia para os dias anteriores e posteriores à paralização do sistema.
"Esta parada acontecerá nacionalmente e é necessária para uma adequação do número de dígitos que compõem o código. As datas foram escolhidas pelo Departamento Nacional de Trânsito para causar o menor impacto possível. Por isso pedimos a compreensão de todos", explica o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O Renavam é o número que identifica os veículos em um banco de dados nacional. Como a quantidade de combinações possíveis está esgotada para o crescente número de automóveis, será necessário acrescentar dois dígitos aos nove números que formam o Registro.