As mudanças na declaração do Imposto de Renda em 2011, anunciadas nesta semana, não devem causar grande impacto entre os contribuintes, analisa o delegado da Receita Federal em Londrina, Sérgio Gomes Nunes. Pelas novas regras, só está obrigada a apresentar declaração a pessoa física que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25. ''Mesmo não sendo obrigados, acreditamos que os contribuintes que entram nessa faixa devem continuar declarando para ter direito à restituição'', diz o delegado.
Ele prevê, portanto, que a quantidade de declarantes não deve diminuir. Neste ano, a região de Londrina registrou 220 mil declarações e a expectativa para 2011 é de 225 mil.
O fim da permissão para entrega da declaração de IR por meio de formulários em papel também não deve causar impacto, conforme o delegado, já que apenas 1% dos contribuintes no País ainda utilizavam este método. ''Muitos desses até tinham acesso a meios eletrônicos, mas continuavam insistindo no formulário. Agora, vão ter de se adequar'', afirma.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Estas e outras mudanças fazem parte da instrução normativa publicada na última segunda-feira no ''Diário Oficial da União''.