Apenas 8% da população feminina, o equivalente a 5,693 milhões de mulheres, são empreendedoras no Brasil, revelou estudo da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira, 23. De acordo com a pesquisa, a idade média das empreendedoras brasileiras é de 44 anos e a maioria mora na região Sudeste. Pouco mais de 98% delas são sócias de micro e pequenas empresas ou microempreendedoras individuais.
O levantamento aponta que, do total de empresas ativas no País, 30% têm mulheres como sócias. Entre as empreendedoras brasileiras, 37,1% são sócias de pequenas empresas; 35,8%, de micro companhias e 25,2% são micro empreendedoras individuais (MEI). Outras 1,7% mulheres são sócias de empresas médias e apenas 0,2% das empreendedoras brasileiras são sócias de grandes empresas.
O Sudeste é a região que concentra o maior porcentual de mulheres empreendedoras no Brasil, com 55,06%. Em seguida, aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresa representam 16,53% do total de empreendedoras brasileiras. As regiões com menores porcentuais são o Centro-Oeste e Norte, com 7,97% e 4,44%, respectivamente.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Pesquisa
De acordo com o Serasa, a pesquisa foi feita com base em dados da própria empresa e em fontes públicas, como o Censo Demográfico e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de análises de um instituto de pesquisa cujo nome não foi divulgado.