Os Correios entregaram neste final de semana (21 e 22) 400 mil de cartas e encomendas no mutirão realizado no Paraná. Cerca de 1,5 mil trabalhadores participaram nos dois dias.
Nesta segunda-feira (23), 93,05% dos empregados (115.814) estão trabalhando normalmente. No Paraná, o índice é de 90,08%. O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.
A rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o Banco Postal, estão disponíveis - com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte e Bauru/SP não há paralisação com esses sindicatos, os Correios já assinaram acordo, que foi protocolado no Tribunal Superior do Trabalho - TST na quarta-feira (18).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Dados adicionais
A empresa informa que empreendeu todos os esforços junto à Fentect para fechar o acordo, mas neste momento não ocorre negociação. A federação recusou-se a dialogar durante a audiência de conciliação no TST e preferiu deflagrar paralisação parcial, levando ao dissídio. Os Correios aguardam a definição da data do julgamento o que não impede, porém, que outros sindicatos aceitem a proposta oferecida pela empresa e assinem o acordo.
A proposta dos Correios envolve reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%) e de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.