A suíça Nestlé informou hoje que abriu processo contra a empresa americana Sara Lee por violação de patente do sistema de café Nespresso, buscando proteger sua participação no mercado de café em cápsulas. Proprietária do sistema Nespresso, que inclui máquinas e sachês de alumínio protegidos por diversas patentes, a Nestlé afirmou que "iniciou procedimentos legais na França contra a Sara Lee". "Sempre daremos os passos apropriados para defender nossos direitos de propriedade intelectual quando forem infringidos", declarou um porta-voz da empresa suíça, recusando-se a dar mais detalhes.
A Sara Lee, por sua vez, negou ter quebrado qualquer patente. "Estamos confiantes em que nosso produto cumpre todas as exigências legais e regulatórias. Estamos confiantes em relação ao resultado deste caso", disse um porta-voz da empresa americana. A Sara Lee lançou seu próprio sistema de café em cápsulas na França, chamado L''Or, no início de abril. Desde então, vendeu cerca de 12 milhões de unidades, o máximo previsto pela empresa.
Com a política de patentes da Nestlé, praticamente não havia competição neste segmento. Mas recentemente seus concorrentes buscaram formas de contornar a proteção criada pela companhia. No entanto, a Sara Lee e a Ethical Coffee (fundada pelo ex-diretor da Nespresso Jean-Paul Gaillard) encontraram brechas e lançaram suas próprias versões de café individual no início do ano, na França. Gaillard avisou que as vendas de seu produto "vão bem" e que a Nestlé não abriu processo contra sua empresa. Ele diz que seu produto é melhor para o meio ambiente e mais barato do que o Nespresso. A Ethical Coffee e a Sara Lee têm tentado alcançar consumidores que consideram o café Nespresso muito caro.
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A Nespresso é uma das marcas da Nestlé que vendem mais. Embora tenha sido criada nos anos 1970, o produto foi lançado apenas nos anos 1980. Desde então, o negócio vem crescendo a uma taxa de 25% ao ano, registrando US$ 2,6 bilhões no fim de 2009. A maior parte das vendas ocorre na Europa, onde o sistema de cafés individuais ganhou popularidade inspirado pelo estilo italiano. Os consumidores dos Estados Unidos e da América Latina estão aderindo mais lentamente. As informações são da Dow Jones.