Depois de 90 dias, o nível de álcool anidro na gasolina subirá dos atuais 20% para 25% a partir de domingo. O secretário de Produção e Agroenergia, Manoel Bertone, do Ministério da Agricultura, disse que a expectativa do governo é que a mistura de 25% seja mantida durante toda a safra. Uma redução pode ser considerada se houver risco de desabastecimento.
Ao divulgar o resultado da primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de cana-de-açúcar 2010/11, o secretário observou que o governo agiu preventivamente para evitar o desabastecimento quando tomou a decisão de reduzir a mistura para 20%.
A decisão foi tomada em janeiro e passou a valer no dia 1º de fevereiro. A retomada do porcentual de 25% na mistura a partir do dia 2 de maio foi acertada pelo governo em janeiro. ''Resolveu? É difícil mensurar. O fato é que não faltou álcool anidro'', afirmou. ''Tomamos uma medida antecipada em defesa do abastecimento, em defesa do consumidor'', completou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para 2010/11, Bertone acrescentou que a produção será suficiente para abastecer o mercado interno. De acordo com números da Conab, do total de cana que será esmagada este ano, cerca de 54,6% (362,8 milhões de toneladas) se destinam à produção de 28,5 bilhões de litros de álcool. Desse volume, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões para o anidro.