Dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico apontam que no Natal deste ano o comércio eletrônico brasileiro movimentará R$1,6 bi. O valor representa um aumento de 33% em relação a 2008.
Outra pesquisa recente, assinada pela Internet Advertising Bureau (IAB), diz que em dezembro, serão 68,5 milhões de internautas ativos no Brasil, 10% a mais do que o mesmo período de 2008.
"O perfil do internauta brasileiro está mudando. Hoje, um em cada duas pessoas da classe C brasileira tem acesso à internet", explica o Diretor da agência especializada em web marketing Mentes Digitais, André Telles.
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Segundo Telles, há pelo menos três motivos para o aumento considerável das vendas on-line.
"Classes AB já compram on-line. Agora com a propagação de lan houses, acesso facilitado à banda larga e diminuição dos preços dos computadores, a classe C ajuda a engrossar o caldo e o movimento de comércio eletrônico".
Nos Estados Unidos, onde a inclusão digital já tem um histórico, outro estudo recente da agência americana Burst Media Online aponta que 85% das compras do Natal serão realizadas via e-commerce.