O consumo de energia elétrica aumentou 8,3% no Paraná no primeiro trimestre de 2014, em comparação com o mesmo período do ano passado. O índice considera o chamado "mercado-fio" da Copel Distribuição, que inclui todos os consumidores incluídos em sua área de concessão, entre usuários cativos, consumidores livres, concessionárias e permissionárias.
No total, foram consumidos no Estado 7,4 mil Gigawatts-hora (GWh) de energia no trimestre, frente a 6,8 mil GWh no mesmo período de 2013. O fornecimento para o segmento de consumidores livres apresentou crescimento de 15,7%, com consumo total de 1.095 GWh e o de concessionárias e permissionárias, 6,9%, com 168 GWh.
O mercado cativo da Copel Distribuição registrou consumo de 6.184 GWh, aumento de 7,1% na comparação com o primeiro trimestre de 2013. Destaque para o segmento residencial, que cresceu 11,5%. "Além das temperaturas acima da média dos últimos anos, o maior fator para este resultado foram as condições favoráveis de renda e nível de emprego", afirma o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Já os segmentos rural (11,8%) e comercial (9,2%) refletiram, respectivamente, o bom desempenho do agronegócio paranaense e o crescimento do número de consumidores no trimestre.